Trending

Reabertura do Cine Olympia terá fachada original restaurada e homenagem à sua história centenária

Foto: Reprodução;

A memória cultural de Belém ganhará um novo capítulo com a reabertura do Cine Olympia, marcada para Outubro deste ano. Um dos pontos mais simbólicos dessa revitalização é a preservação da fachada original do cinema, que foi apresentada ao público no último domingo, 27, durante a sessão especial do projeto Olympia Itinerante, realizada no bairro da Cidade Velha. A ocasião foi também um momento para aproximar a comunidade do processo de recuperação do espaço histórico, destacando o respeito à identidade arquitetônica do local.

 Em celebração aos 112 anos do cinema mais antigo em funcionamento contínuo do país até o início da reforma, a sessão exibiu o documentário "Olympia - Uma História de Amor ao Cinema", dirigido por Nayana Thiely e Vandré Fernandes. A obra de revitalização, realizada pela Prefeitura de Belém, contempla a restauração da estrutura original da fachada, que inclui detalhes clássicos preservados desde sua inauguração, em 1912. 

Segundo a administração municipal, o projeto de reforma valoriza o patrimônio histórico e busca revitalizar a função cultural do Cine Olympia, que terá espaços modernizados, mas manterá suas características centenárias. Além da restauração da fachada, a reabertura contará com um novo palco para projeções e eventos culturais, seguindo os padrões de acessibilidade e conforto. O projeto de revitalização foi pensado para manter viva a história do cinema em Belém, reafirmando o compromisso da cidade com sua memória e seu desenvolvimento cultural.

A expectativa é de que o Cine Olympia retome suas atividades a partir do mês que está prevista a sua entrega, que é em Outubro, logo após o Círio de Nazaré, reforçando o seu papel como um dos principais espaços de promoção da cultura e da sétima arte na capital paraense.

Texto: Lua F.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads