![]() |
Foto: Divulgação. |
O Brasil poderá ser contemplado com até US$ 300 milhões em financiamentos destinados à promoção de projetos sustentáveis liderados por empresas espanholas em território nacional. O acordo foi firmado entre o Santander Brasil e o FIEM – Fundo para a Internacionalização da Empresa, da Espanha –, com o objetivo de fomentar iniciativas que aliem desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
Assinado durante evento na Embaixada da Espanha, em Brasília, o acordo permitirá que o banco atue como intermediador para a concessão dos recursos, financiando projetos de empresas espanholas que operam ou venham a operar no Brasil. A iniciativa busca fortalecer a presença de companhias ibéricas no país, impulsionando áreas como energia renovável, infraestrutura sustentável, tecnologia e economia circular.
Segundo o presidente do Santander Brasil, Mário Leão, esse financiamento internacional é mais um passo estratégico para atrair investimentos estrangeiros comprometidos com a agenda ambiental, social e de governança (ESG). “Queremos ser o banco da transição verde”, afirmou o executivo, destacando que a instituição já trabalha com diversas linhas de crédito voltadas à sustentabilidade.
A expectativa é que o acordo contribua para a aceleração de projetos que estão em sintonia com os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil, especialmente diante da proximidade da COP30, que será realizada em Belém, em 2025. A iniciativa reforça o papel do setor financeiro na viabilização de soluções sustentáveis e no fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e Espanha.
Texto: Lua F.