![]() |
Cr.: Hospital Porto Dias; |
Esta semana o grupo Porto Dias seguiu o mesmo rumo que grandes hospitais brasileiros e está preparando para a entrega da unidade física da sua Faculdade da Ciência de Saúde Porto Dias. A instituição de ensino superior já recebeu a nota 4 após avaliação do Ministério da Educação (MEC), algo que importante para uma faculdade que foi recém inaugurada. A FCSPD já possui em sua grade curricular os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, além de programas de pós graduação. Há também uma esperança pela autorização da oferta do curso de Medicina para a instituição.
O movimento de grandes grupos de hospitais em instituírem suas próprias faculdades já é conhecido por diferentes estados brasileiros. Diferente de hospitais universitários, que surgem após a instituição de ensino superior, faculdades como a FCSPD fazem o movimento contrário e tendem a ofertar, inicialmente, cursos relacionados a área da saúde. Esse tipo de ação não é novidade para o ramo em questão, em 2007 o Hospital São Camilo abriu o seu primeiro curso de Medicina em São Paulo. No entanto, o grande marco ocorreu em 2016, quando o Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou a própria faculdade de medicina.
Algo importante de ser ressaltado, é que entre os anos de 2018 até 2023, a criação de faculdades e cursos de medicina estava proibida no país. Isso se deu como uma maneira de conter a crescente abertura de instituições que, por vezes, não tinham a estrutura adequada para fornecer uma formação de qualidade para seus alunos.
Texto: Lua Franco;