cr.: Google Imagens/ Divulgação; |
A marca histórica de 4 milhões de passageiros foi alcançada pelo Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) nesta segunda-feira, 23 de dezembro, consolidando um ano de recordes para o terminal. Pela primeira vez em sua trajetória, o aeroporto ultrapassou o antigo recorde de 3,7 milhões de passageiros, registrado em 2014. A conquista representa um aumento significativo de 300 mil passageiros em relação à marca anterior.
Administrado pela Norte da Amazônia Airports (NOA), o aeroporto já havia registrado um marco em julho de 2024, com 415 mil passageiros atendidos em um único mês, o maior volume mensal da história do terminal. Entre janeiro e novembro de 2024, o Aeroporto Internacional de Belém operou mais de 30,5 mil voos, conectando passageiros a 26 destinos nacionais e internacionais. O número representa um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período de 2023.
Os voos internacionais, em especial, tiveram um aumento expressivo, com 1.500 operações, um crescimento de 68% em relação ao ano passado. Mais de 154 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos diretos para cidades como Caiena (Guiana Francesa), Paramaribo (Suriname), Lisboa (Portugal) e Fort Lauderdale (EUA), operados por companhias como Air France, Surinam Airways, TAP Air Portugal, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.
De acordo com Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, as melhorias no aeroporto fazem parte de um plano estratégico de modernização iniciado em 2024. "Neste semestre, demos início à fase I-B da concessão, que prevê a modernização completa do aeroporto. Isso inclui ampliação da capacidade de atendimento, otimização do fluxo de passageiros, e melhorias no conforto térmico e na variedade de serviços comerciais. Nosso objetivo é criar um espaço ainda mais seguro e acolhedor para os viajantes”, afirmou.
Para celebrar o recorde, o aeroporto realizou o tradicional batismo de aeronave, uma homenagem especial na aviação. Os passageiros do voo AD4800, vindo de Parauapebas (Carajás), foram recepcionados com jatos de água disparados pelos caminhões dos bombeiros do aeródromo, marcando simbolicamente o momento histórico para o terminal paraense.
A conquista de 2024 reafirma o papel estratégico do Aeroporto Internacional de Belém como um importante hub de conectividade na região Norte, impulsionando o desenvolvimento econômico e turístico do Pará.
Informações: O Liberal; Texto: Lua Franco;