A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) aprovou, através de sua Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) e da Coordenadoria de Energia, Infraestrutura, Fauna, Aquicultura e Pesca (Cinfap), a realização de obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira. A iniciativa visa adequar a estrutura física dessas unidades às normas aeronáuticas, garantindo maior segurança operacional e conforto para os usuários. A previsão de entrega das reformas é para junho de 2026.
De acordo com Katsumi Watanabe, engenheiro responsável pela análise dos processos de licenciamento da Semas, as principais mudanças incluem a ampliação dos terminais de passageiros e a criação de áreas de segurança no fim das pistas, conhecidas como "runway end safety areas". “Também haverá o nivelamento das faixas laterais às pistas de pouso e decolagem para mitigar riscos de acidentes. Em Santarém, além disso, intervenções estão previstas para corrigir problemas nas pistas e nos pátios, além de ampliar as vias de serviço e criar áreas específicas para o estacionamento de equipamentos de rampa”, explicou Watanabe.
As obras também preveem a modernização das centrais de resíduos sólidos, das estações de tratamento de efluentes e da infraestrutura de suporte, como reservatórios de água e casas de força. Essas reformas visam garantir a segurança e a eficiência das operações nos três aeroportos.
Ana Beatriz Ramos, coordenadora de Infraestrutura da Semas, destacou que, além da segurança, as obras trarão mais conforto aos usuários. “O objetivo é melhorar as áreas de movimentação das aeronaves, como pátios e pistas, e as áreas públicas, como estacionamentos e terminais de passageiros. Essa modernização permitirá uma melhor prestação de serviços e aumentará a capacidade operacional dos aeroportos”, afirmou Ramos.
Com essas melhorias, a expectativa é que o número de aeronaves operando nos três aeroportos aumente, impulsionando o fluxo de passageiros e mercadorias, favorecendo o desenvolvimento econômico da região. Marcelo Ribeiro, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aeroportos Nordeste do Brasil S/A (Aena Brasil), concessionária responsável pela administração dos aeroportos, informou que, ao final das obras, os terminais terão sua capacidade duplicada. “Com as licenças obtidas hoje, damos início à expansão e modernização dos aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira. Essas obras atenderão ao contrato de concessão e serão fundamentais para o desenvolvimento das comunidades locais e do Estado do Pará”, destacou Ribeiro.
Fonte: SEMAS, Pará Web News; Texto: Redação;