|
Foto: Orla de Salinas, cr.: Redação; |
Nesta quarta-feira, 18, a plataforma de hospedagem Airbnb, em parceria com o governo do estado do Pará, lançou oficialmente a iniciativa: COP30 com Airbnb. O objetivo dela é mostrar e fazer com que os visitantes conheçam novos destinos ao longo da região, além de fomentar a economia local por meio do aluguel temporário de imóveis.
A parceria com o Airbnb, que já acontece desde novembro de 2023, vem se tornando uma forte alternativa para aumentar o número de leitos disponíveis para os visitantes que passarão pela cidade de Belém, e região metropolitana, durante o período em que será realizado o evento. No momento em que a parceria foi firmada, a capital paraense contava com um número de 700 leitos disponíveis. E foi a partir de estratégias desenvolvidas em conjunto, que atualmente já existem cerca de 4.500 leitos disponíveis, um aumento de 540%.
O projeto também visa um legado a ser deixado para depois da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, em Belém. Helder Barbalho, governador do Pará, pontuou que os trabalhos para fomentar o turismo na região seguem. Com o lançamento da rota, os esforços passam para entender o perfil dos locais de hospedagem.
“E conciliar as estratégias que estão sendo pensadas para ampliação da oferta de hospitalidade. [Temos] absoluta certeza de que a estratégia significa uma das principais para permitir com que nós consigamos atingir as metas planejadas de oferta de leitos para a COP 30, mas mais do que isso, representa o legado da consolidação de uma nova estratégia de hospitalidade, de uma nova atividade, oportunidade e renda para as famílias”, diz.
Um dos grandes benefícios que a parceria vai trazer para o estado é a injeção de recursos para as famílias locais. “Não para a empresa que detém o hotel, não para a companhia detentora de um navio, Não. Quando você aluga uma casa, escolhe um imóvel de um paraense, de alguém que vive aqui, esse recurso vai ser um incremento de renda para essas famílias”, destaca Barbalho.
A iniciativa já está online no site do Airbnb. A rota desenvolvida para fomentar o turismo no Pará valoriza as comunidades locais e a cultura paraense. Fiamma Zarifem, diretora-geral da plataforma na América do Sul, explica que isso foi feito através de artistas locais, erveiros, trabalhadores, agricultores e produtores da região - tudo visando um legado e uma nova fonte de economia para o estado.
“Então, o que a gente quer, realmente, é fazer com que pessoas comuns, pessoas que colaboram com a cultura do Pará, que colaboram com o turismo comunitário, com o turismo local, com as suas obras, com as suas artes, com os seus talentos e também, obviamente, com a cultura de hospitalidade, que já é tão natural de todos os paraenses. A gente não quer fazer ações pontuais e temporárias, a gente quer deixar um legado, um legado para a cidade, um legado para o Brasil”, completa.
Fonte: O Liberal; Texto: Redação;