Foto: edição de 2023 do festival; cr.: Bacana News; |
Entre os dias 26 a 29 deste mês, Belém sediará o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau -Chocolate Amazônia e Flor Pará 2024. O lançamento oficial da programação ocorreu na terça-feira (17), no Palácio da Agricultura, sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), que é uma das parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), na realização do festival que terá como sede o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
O lançamento contou com a participação de representantes de instituições públicas e privadas, da imprensa e de produtores e empresários do segmento. A coordenadora-geral do Chocolat Amazônia, Dulcimar Melo, engenheira agrônoma do Procacau da Sedap, deu um panorama da programação que reunirá mais de 800 produtores do segmento do cacau, chocolate, flores e plantas da Amazônia.
Serão instalados mais de 115 estandes com os mais variados produtos derivados do cacau de origem. O público também poderá conferir uma vasta variedade de flores genuinamente da região, como explicou Melo. “Nós teremos um espaço que simulará uma floresta, será voltado para chamar atenção para a COP 30, que será realizada em Belém no próximo ano; teremos um Fórum com quatro painéis com representantes da Ceplac (Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira), da Sedap, da Seaf (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); teremos o Chocoday, mini-cursos de arranjos florais, cozinha show, cozinha e flor kids, entre outros; será uma ampla programação, além da feira em si, com produtos diversificados de cacau, chocolate e flores, que poderá ser visitada pelo público a partir da tarde até à noite, durante os quatro dias de evento”, detalhou.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, ressaltou a importância do festival para incentivar o trabalho do produtor rural e alavancar a produção local de cacau e flores. Lembrou que o evento é financiado pelo Funcacau, que é gerenciado pela Sedap.
Destacou a qualidade das amêndoas produzidas no Pará, inclusive reconhecidas em concursos nacionais e internacionais. “A Sedap incentiva a participação dos produtores de amêndoas em importantes eventos, levamos amostras do que temos de melhor, então o Chocolat Amazônia é o momento para incentivar nossos produtores para a economia, tecnologia e tudo o mais que podemos aproveitar desse nobre alimento que é o cacau”, ressaltou,
O presidente da Faepa, Carlos Xavier, destacou o apoio do Sistema Faepa/Senar para a realização do Chocolat Amazônia. É na Federação que está instalada a Câmara Setorial do Cacau, que tem assento ao Funcacau.
“Contem sempre com o apoio da Faepa, precisamos mostrar nossas potencialidades e fazer o trabalho de transformação da sociedade, vamos trabalhar para transformar esse festival no maior festival de cacau do mundo”, enfatizou.
O Chocolat Amazônia é uma realização do Governo do Estado, por meio das Sedap e organizado pela MVU Produções e Evento, idealizadora do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau. Toda a programação pode ser conferida no endereço https://chocolatfestival.com.
Fonte: Bacana News; Texto: Redação;