Trending

Dieese especula que 89 mil turistas devem passar por Belém no período do Círio, injetando cerca de R$189 milhões na economia

Foto: Basílica de Nazaré; cr: Agência Pará;


O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Secretaria de Turismo do Pará, divulgou ontem uma pesquisa em que demonstrou que para o próximo mês, período marcado pela festividade do Círio de Nazaré, a cidade de Belém deve receber cerca de 89 mil turistas. Um número 10,6% maior do que o apresentado em 2024, que foi em torno de 80,5 mil turistas. Além disso, é estipulado que haja uma injeção de R$ 189 milhões de reais na economia da capital, com um aumento de quase 13% em relação ao valor gasto médio total do Círio de 2023.

Segundo Fernando Soares, diretor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará, o setor de alimentação tem um faturamento maior que o de hotelaria. "As pessoas que vêm para o meio de hospedagem ficam de 3 a 5 dias e depois vão embora. Já a alimentação pega todos os 15 dias. Então você tem um grupo de turistas que são internos, no próprio estado do Pará, que vem para capital, para casa de amigos, família. E essas pessoas ficam 15 dias", explicou.

Para Soares, é difícil dizer, entre bares e restaurantes, quem ganha mais. "Agora os bares geralmente tem um faturamento acima do normal, porque a cidade tá cheia, as pessoas saem, confraternizam, então eu acho que a expectativa de bar é maior talvez que de alimentação.", opina o diretor.

Segundo o Dieese, os principais estados dos turistas no Círio de Nazaré em 2023 foram: Maranhão, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Salvador, Recife, Minas Gerais e Piauí. Junto disso, a pesquisa revelou que, em 2023, os 8 pontos turísticos mais visitados pelos turistas foram: Basílica de Nazaré (29%), Estação das Docas (24%), Ver-o-Peso (23%), Portal da Amazônia (6,9%), Mangal das Garças (6,2%), Museu de Arte Sacra (1,8%). O Polo Joalheiro e o Museu Emílio Goeldi atingiram a mesma porcentagem, 1%.

Conforme o Dieese, quem visitou a capital paraense em 2023 durante a festa religiosa ressaltou a religiosidade, a hospitalidade, a gastronomia, as beleza naturais e a cultura como aspectos positivos. Por outro lado, a pesquisa revelou que a limpeza da cidade, o trânsito, a segurança, as informações e o transporte urbano são pontos que precisam melhorar em Belém durante o Círio, segundo os próprios turistas.


Fonte: O Liberal, Dieese; Texto: Redação;

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads