Ponto turístico deverá trazer mais eventos culturais e oficinas para moradores de Ananindeua
Cr.: Christian Favacho, redação; |
Ocorreu neste domingo, 28, a inauguração oficial do Parque Cultural Vila Maguary. Localizado na avenida Claudio Sanders, Maguaru, o local foi aberto pela primeira vez ao grande público a fim de que acessassem ao mais novo cartão postal do município. O evento teve uma programação completa que contou com a presença do prefeito, Dr. Daniel Santos, de sua esposa e primeira dama, Alessandra Haber, além de vereadores e deputados estaduais. A programação teve início às 09h da manhã com um discurso do representante do poder municipal e do corte da fita e apresentação da placa inaugural.
Durante a parte da manhã, o prefeito discursou no palco, ao lado dee familiares e representantes políticos municipais, ao ponto de que revelou que sempre idealizou que a cidade de Ananindeua pudesse contar a sua própria história, em um local que fizesse parte da vida dos moradores. "E eu falava quando caminhava com cada um de vocês ainda na minha pré-campanha de Prefeito que a nossa cidade tinha história, que a nossa cidade tinha segura só que ela faltava em um local que pudesse contar essa história", afirmou Daniel.
O parque conta com um teatro municipal, o primeiro de Ananindeua e que receberá espetaculos de arte, além de ofertar oficinas de teatro para crianças e adolescentes do município. "Então, dentro desta obra, outro marco que vai ter nela, Júlia, vai ter aqui o primeiro teatro municipal É nós não precisamos mais sair daqui pra ir em Belém pra ver uma boa peça. Nós não precisamos mais sair de Ananindeua pras nossas crianças poderem ter uma aula de teatro", citou o representante. Porém, o teatro ainda não foi aberto para o grande público. A programação só será iniciada no dia 01 de maio, feriado do Dia dos trabalhadores e lá o local receberá a apresentação da atriz Cláudia Abreu com o seu monólogo "Virginia". No entanto, para quem deseja assistir a peça, em seu instagram a prefeitura divulgou que os primeiros a participantes dessa inauguração serão pessoas cadastradas e beneficiadas pelo CRAS, Centro de Referência da Assistêcia Social.
Após o seu discurso, o prefeito saiu junto de sua equipe em uma caminhada ao lado do cortejo da banda municipal e de outros grupos de capoeira e danças folclóricas que o acompanharam em todo o caminho. O trajeto foi feito desde o portão de entrada do parque, e em seguida foi em diferentes pontos do parque, até finalizar a sua caminhada no Casarão do Cortume, localizado na parte externa do parque.
Há quem se pergunte o porquê de o ponto turístico ficar situado ali, porém há uma história por trás de tudo. Isso porque o local foi o ponto de início da formação da cidade de Ananineua. Não é a toa que um dos monumentos mais antigos foi restaurado e mantido no parque, que á a caixa d'água do antigo curtume. Para quem possa estar se perguntando o que é um curtume, essa é uma operação de processamento do couro cru. A área que pertencia ao português Mário de Almeida foi vendida para o inglês Cláudio Sanders, que posteriormente fez diversas construções que fizeram parte do início da cidade de Ananindeua.
"Hoje a gente vive numa cidade bem cuidada, numa cidade bonita, numa cidade que gera emprego, que gera renda, que deu o primeiro parque urbano daqui da nossa cidade, que tem teatro, e que daqui a pouco vai ter o primeiro hospital municipal. É essa a cidade que eu vivo. Encerro aqui pedindo pra vocês uma de palmas, mas não pra mim uma salva de palmas pra nossa cidade que ela vai resistir a todos nossa cidade vai continuar se desenvolvendo, vai continuar melhorando, vai continuar gerando emprego, vai continuar gerando renda, vai servindo de exemplo pra todo o estado do Pará. Muito obrigado a todos", finalizou o prefeito em sua fala de abertura.
Durante o restante do dia a população pode contar com a apresentação de grupos musicais locais, um show pirotécnico com fogos silenciosos, além da apresentação do grupo Trilogia, formado pelos cantores Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Marco Monteiro, e da banda Fruta Quente.
fonte: Agência Jotapê; Texto: Lua Franco;