A partir de 29 de fevereiro o estado do Pará contará com novos voos em sua malha aérea. Um voo diário de Fort Lauderdale, Flórida, nos Estados Unidos à Belém entrará em operação. E também haverá mais três voos diários entre Belém e São Paulo. Essas adições foram anunciadas pelo governador Helder Barbalho, o presidente da companhia aérea Azul, John Rodgerson e o ministro do Turismo, Celso Sabino.
De acordo com a Azul, os voos diários entre São Paulo, saindo do Aeroporto de Guarulhos, para Belém, começam a partir de maio. Já as vendas, serão iniciadas ainda este mês, a partir do dia 29 pelos canais oficiais da companhia. O governador, Helder Barbalho, ressaltou que os novos voos irão impactar diretamente no avanço do turismo no desenvolvimento econômico do Estado. "Estamos fortalecendo as relações do Pará com os Estados Unidos para o turismo internacional, fortalecendo o turismo nacional, colocando três voos por dia entre Belém e São Paulo, mas também avançando com os voos regionais", afirmou.
Helder Barbalho, governador do Estado |
Importante ressaltar que o estado do Pará já vem de um 2023 muito positivo para o turismo. Segundo uma pesquisa feita ela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), cerca de um milhão de turistas nacionais e internacionais visitaram destinos paraenses. O fluxo que registrou uma alta de 11% acima do registrado no ano de 2022, rendeu ao Estado, em receitas, mais de R$ 750 milhões.
Indo para os voos regionais, foram anunciados mais um voo regional entre Belém e Ourilândia do Norte, localizado no sudeste do estado. A ideia é avançar ainda em três novos voos interligando Belém a São Félix do Xingu, Redenção e Oriximiná, localizados no Sudeste, Sul e Oeste do estado, respectivamente. "Com isto, todas as regiões podendo ter voos regionais. São medidas que impulsionam cada vez mais o turismo em diferentes regiões do nosso Estado", reiterou o governador. Além disso, Helder falou sobre a articulação que está sendo feita para alterar o modelo de aeronave utilizado pela companhia na rota entre Belém e Salinas. O objetivo é sair do modelo Caravan, que em capacidade para até 12 passageiros, e ir para o modelo ATR, que transporta até 70 passageiros.
Por fim, além das notícias animadoras para o cenário do turismo paraense, o anúncio do governador ainda trouxe uma homenagem ao Pará. Uma das aeronaves da Azul foi personalizada com traços culturais paraenses, nela foi usada a grafia semelhante à aplicada nas embarcações. Traços marajoaras, incluindo búfalo, peixe, carimbó e o tradicional açaí fizeram parte do design da aeronave. Ao longo do ano, 10% da frota da companhia receberá design especial, apresentando diferentes destinos brasileiros e promovendo o programa "Conheça o Brasil Voando", junto com a logomarca do Governo Federal.
Fonte: G1 Pará; Liberal;